terça-feira, 7 de julho de 2009

EU JÁ ME VACINEI!!!

Foi hoje!!!!
Tomei coragem, fui à farmácia... e, apesar do meu pânico com agulhas, lá levei a "pica".
Receios infundados, naturalmente. Não dói nada. Talvez um pouco logo a seguir, mas nada de significativo.

Hoje levei a primeira dose. Faltam duas!
Próxima rodada é em Setembro e a última em Janeiro.

Agora, sim, começo a estar protegida contra o Cancro do Colo do Útero!!!

14 comentários:

  1. Só passadas algumas horas é que realizei que conhecia esta cara de algum lado loooooooool (a malta distraída é assim). Nada na vida é por acaso e assim fico com mais um blog para acompanhar acrescendo o facto do seu ser dedicado a uma causa nobre. Parabéns e desculpe a ignorância looooooool se quiser pode acompanhar o meu, este dedicado a "causas" muito mais circunstânciais e com alguns atropelos gramaticais. loooooooooooool

    http://severalgarden.blogspot.com/

    PS: não me vacinei por razões óbvias mas tudo o que ouver para vacinar eu estou na 1ª fila. Fica a promessa de divulgar o seu Blog e a causa que apoia e defende por todas as alminhas conhecidas.

    ResponderEliminar
  2. Seja em que domínio for, perder a esperança é morrer um bocadinho.Nada mais doloroso que ver um jovem sem esperança. Abençoados aqueles , como a Susana,a quem foram conferidos dotes para restituir a esperança a quem já começa a perdê-la. Que Deus a guarde e lhe dê força e ânimo para prosseguir essa cruzada...

    ResponderEliminar
  3. Cara Susana,

    Folgo em saber que há embaixadoras e "embaixadoras". A criação do seu blogue revela que está, de facto, empenhada em "Passar a Palavra", ao invés de ser apenas mais um rosto em mais uma campanha. Tenho 24 anos e tenho cancro do colo do útero. Curiosamente, sou licenciada em Jornalismo, o que por si só é assumido como "obrigatoriedade de conhecimentos em todas as áreas". Contudo, confesso que só ouvi falar no virus do papiloma pela primeira vez este ano, precisamente com esta campanha. E foi também este ano que realizei o meu primeiro Papanicolau. Não por não saber que o deveria ter feito assim que iniciei a minha actividade sexual. Mas simplesmente porque a minha médica de família sempre considerou que eu era muito nova para realizar o exame, apesar de saber que sou sexualmente activa desde os 16 anos. E se os médicos consideram "precoce", quem somos nós para duvidar? Assim, já assinei a petição para que o Cancro do Colo do Útero seja discutido no Parlamento e o rastreio do mesmo obrigatório. Pode ser que desta forma nunca mais se possa alegar "precocidade". De momento, já estou a ser acompanhada no IPO do Porto. E apesar de todos os que me rodeiam me dizerem afincadamente "Isso vai passar porque tu és nova!" (o que acredito a 100%, porque o espírito positivo tem mesmo que estar presente), o problema é ser demasiado nova... e não ter filhos. Felizmente, o cancro encontra-se numa fase inicial, pelo que é possível, para já, apenas vigiar o mesmo. Mas desde 3 de Julho que vivo com várias incógnitas. Desde os filhos que poderei ou não vir a ter, a saber qual será o resultado do exame realizado nas sessões de vigilância. É uma angústia pela qual ningém deveria passar, nem aos 24, nem aos 44, ou mesmo aos 94. Atenciosamente, Diana Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Desde já queria demonstrar o meu apoio,eu tenho 23 anos e estou seriamente a pensar em tomar essa vacina, so que penso no exagero de preço que estão no mercado, neste momento, ja tenho a receita e tenho ainda 18 dias para a comprar, só que tenho muito receio em tomar, porque a minha medica de familia atendeu-me por telefone e disse que me passava a receita, mas para variar só me disse fazes bem, ela infelizmente não me dá muito acompanhamento é sempre na base do despacha, de forma que acho que vou recorrer a uma ginecologista, porque tenho medo que essa vacina não seja apropriada para toda a gente...e eu esteja a ser induzida em erro...por outro ja me apercebi pela net, de que esta é a 2ªvacina lançada no mercado e é mais eficiente e aqui nasce outra duvida será que eu vou investir tanto dinheiro na vacina e daqui por mais algum tempo é lançado no mercado uma mais eficaz?ou ate será que ela não se vais tornar comparticipada pelo rico governo que temos...gostava que me desses o teu parecer...e força, vai correr tudo bem!!!!!.....diana freitas

    ResponderEliminar
  5. Olá Diana Freitas,

    O meu primeiro conselho: não tomes a vacina sem realizares o Papanicolau. Se já o fizeste e está tudo bem, então acho que deves tomar. Entretanto mudei de médica de família, como deves calcular. Agora tenho uma médica muito mais atenciosa, que se preocupa verdadeiramente com os seus pacientes. Segundo a mesma, já não tenho porque tomar a vacina, uma vez que já tenho o vírus e este desenvolveu para cancro. Daí que te recomende que faças o Papanicolau primeiro. Aproveito para te dizer que, felizmente, já me retiraram toda a parte infectada pelas "células cancerosas" (digamos assim) e conseguiram-me preservar um pouco do cólo do útero. Tenho cerca de 5 anos para engravidar, o tempo que serei vigiada de perto. Estou de novo a ser acompanhada no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, pois já não se justifica estar no IPO. Mas à mínima alteração dos resultados dos exames de vigilância, retiram-me de imediato o cólo do útero. E os médicos do IPO (fui vista por 5 médicos) já me disseram que nuns anos me tirarão o útero. E sei que não morrerei por causa deste cancro e que tirando cólo do útero e útero fica tudo resolvido de uma vez. Mas é penoso pensares em ti como tendo um "prazo de validade", digamos. E teres que planear a tua vida em função de uma doença que podia ter sido detectada precocemente e controlada... Mas agora é acreditar que tudo vai correr bem. Reitero que recomendo que faças o Papanicolau primeiro e só depois do resultado consideres tomar a vacina.

    Atenciosamente, Diana Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Use moderamente o útero com quem mais gosta e verá que o seu pensamento positivo e fresco será a forma mais agradável de não se sentir tão vulnerável...
    Cumprimentos cordiais de bom Natal e de bom ano de 2010...

    ResponderEliminar
  7. Olá, tenho 28 anos e em dezembro de 2009 foi-me diagnosticado displasia ligeira(NIC I)lesão de baixo grau, por sugestiva infecção por HPV.
    Fiquei muito preocupada sem saber bem o que era. Em principio, vou retirar essa lesão mas tenho muito medo que volte. E o meu maior receio é não poder ter filhos. Vou casar este ano e em 2011 queria muito engravidar. Será que o melhor tratamento é mesmo esse? Há alguma coisa que possa fazer para evitar novas lesões?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. acho muito bem que todas as pessoas se vacinem,o que nao acho bem é o preço da vacina, as pessoas que nao estao abrangidas pelo plano de vacinaçao têm que pagar, e a vacina é cara e nem toda a gente a pode pagar,isto é que está mal e é um pouco revoltante.

    bj

    ResponderEliminar
  9. Olá, chamo-me Helena, tenho 21 anos fui vacinada aos 19, tomei as 3 doses, mas antes mesmo de tomar a última vacina que nos protege apenas para alguns tipos de HPV - (é de frizar que são apenas alguns, não todos) fiz um papanicolau e o resuldado não foi nada bom! foi um grande choque, quando soube que tinha um virus para o qual andava eu a tentar proteger-me. Irónico não? Tinha duas lesões no colo do útero. Mas gracas a uma grande amiga que sempre me acompanhou um "anjo da guarda" fui operada e hoje estou bem, pelos menos de todos os exames que tenho feito nenhum tem revelado nada de anormal. Mas isto nunca desaparecerá totalmente, e algo com o qual terei de conviver para sempre! Apenas quero deixar.vos uma mensagem, mesmo que a vacina não protega para todos os tipos de HPV, tomem-na! é a vossa vida que esta em jogo! não deixem passar a oportunidade!


    Boa sorte a todas as MULHERES.

    ResponderEliminar
  10. Helena, ainda bem, que está tudo a correr pelo melhor. também tinha uma lesão de baixo grau que me foi retirada de imediato. Ainda não fiz novos exames porque tenho de esperar 4 meses. Tenho medo que o resultado não seja bom e que a lesão volte. Não tiveste mais nada desde a cirurgia? E estás a fazer ou a tomar alguma coisa?

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    por enquanto esta a correr tudo bem, ja fez um ano que estou a ser vigiada e nada se revelou, e nunca tomei qualquer tipo de comprimidos, apenas tive nos primeiros dias após a cirurgia de muito descanso. A minha proxima consulta está para muito breve, irei ser vigiada pela pimeira vez após 6 meses sem qualquer tipo de exama. Vai correr tudo bem eu sei, ainda tenho muito para viver, muitos filhos para ter, por isso a única coisa que tenho que pensar é que tudo irá correr bem. Espero que consigo aconteça o mesmo, que corrar tudo bem, e nada de medos, pois o que nos destroi é isso mesmo o medo!... força tudo irá ficar bem.

    ResponderEliminar
  12. O rastreio do cancro do colo do útero faz parte do plano oncológico nacional. Que eu saiba os Médicos de Família sabem quando devem ou não fazer o rastreio.
    A vacina deverá ser sempre uma decisão individual até porque como qualquer vacina não beneficia todos e alguns casos pode mesmo prejudicar. Faz mais sentido, mesmo não se sabendo actualmente quais as repercussões da vacina na história natural do cancro do colo do útero, vacinarem-se aquelas que apresentam risco mais elevado de terem esse cancro.
    Não concordo que se vacinem todas, a vacina também tem os seus riscos.
    A vacina só está regulamentada até aos 26 anos de idade. O resto é publicidade enganosa.
    Façam o rastreio acima de tudo e desfrutem da vida sem pânicos. Não se deixem alarmar por campanhas que promovem o medo de doenças. O rastreio permite diminuir a mortalidade em 80% dos casos e deverá ser sempre realizado nas idades recomendadas.

    ResponderEliminar
  13. Olá.
    Foi-me retirada uma lesão NIC I em Fevereiro de 2010. Agora em Junho fui fazer novo exame e deu ASCUS.
    Aconteceu o mesmo a alguém?
    O médico diz que o corpo pode combater esta inflamação e nunca vir a ser uma nova lesão, mas tenho mt medo de ter de passar por tudo outra vez e retirar uma nova lesão.
    Tenho medo de depois não conseguir engravidar e que isto nunca mais termine.

    ResponderEliminar
  14. Santa Maria de Lamas, 24 de Novembro de 2010


    Apresentamos desde já as nossas prezadas saudações,

    Somos um grupo de trabalho da disciplina de Área de Projecto do 12ºA, do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, cujo subtema é “Limites Físicos e Fisiológicos”, inserindo-se no âmbito do projecto da turma, "Para além dos Limites".
    No sentido fazer deste projecto um projecto ousado e capaz de encarar pro-activamente o futuro, eis que surge a vontade de integrar neste projecto a Susana. E o porquê de Susana Bento Ramos? Ora, a Susana dispensa apresentações quer a nível profissional quer a nível pessoal e foi este factor pessoal que nos levou a escrever-lhe afim de a convidarmos a cooperar neste projecto. Em muitas das pesquisas efectuadas, o Grupo tomou conhecimento, através do seu blog, que a Susana é a embaixadora da Luta Contra o Cancro do Colo do Útero. E, ao par dos Acidentes Vasculares Cerebrais e do Cancro da Próstata, o Grupo estuda e dinamiza sessões de esclarecimento sobre o Cancro do Colo do Útero, tema este, intrinsecamente relacionado com o subtema " Limites Físicos e Fisiológicos”.
    No sentido de podermos divulgar este subtema, e aproveitando o facto do Colégio de Lamas possuir uma comunidade escolar com cerca de 3000 pessoas e um auditório com capacidade para cerca de 800 pessoas, equacionamos a realização de um evento com a presença da Susana em que fosse apresentado o seu projecto enquanto embaixadora da Luta Contra o Cancro do Colo do Útero e desta forma pudéssemos informar e esclarecer a comunidade sobre esta doença que poderá ser prevenida por muitos adolescentes. Temos também em projecto a criação de uma revista de edição única, relativa a este mesmo assunto, na qual gostaríamos de poder contar com a sua colaboração.

    Na expectativa de vossas prezadas notícias,

    Com os melhores cumprimentos,

    _______________________________________
    Grupo I "Limites Físicos e Fisiológicos"
    (Cátia Laranjeira, Emanuel Alves, Gonçalo Ribeiro, José Rodrigues e Mafalda Martins)
    Área de Projecto 2010/2011
    Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas

    ResponderEliminar